quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Principais Ginasios


Bolhas de sabão

O Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Pequim é uma das mais bonitas sedes da competição. Inaugurado em janeiro de 2008 depois de quatro anos de construção, é chamado de Cubo D'Água pelo seu formato e pela sua iluminação azul. Por fora, tem a aparência de diversas bolhas de sabão agrupadas.

Para chegar ao efeito desejado, entretanto, as empresas responsáveis pela construção precisaram criar novas técnicas que aliaram as estruturas de aço às membranas de revestimento que dão as cores ao local. Assim, fizeram a maior obra do mundo utilizando o ETFE (etileno tetrafluoretileno, um tipo de plástico super-resistente e de grande transparência).

O ETFE já havia sido utilizado em uma outra praça esportiva: o estádio Allianz Arena, em Munique, sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2006. Ele permite que o estádio mude de cor: vermelho, para os jogos do Bayern, azul, para os do Munique 1860, e branco, para as partidas da seleção alemã.

Em Pequim, a obra, toda foi feita com dinheiro de doações, ocupa cerca de 80 mil metros quadrados e fica no principal complexo dos Jogos. Durante a Olimpíada, o Cubo D'Água terá capacidade para 17 mil pessoas. A sede tem 6 mil lugares fixos e outros 11 mil temporários.

Antes mesmo da utilização nos Jogos, os responsáveis pela construção do ginásio já foram premiados. Em 2006, o Cubo D'Água foi eleito pela revista norte-americana Popular Science como uma das 100 melhores obras de ciência e tecnologia do mundo.



Pequim cria um ninho de pássaro

O Estádio Olímpico, mais conhecido como Ninho de Pássaro, é a principal sede da Olimpíada de Pequim. O local será o palco das cerimônias de abertura e encerramento da competição, além de receber provas de atletismo e jogos de futebol.

Com previsão inicial para ser entregue em dezembro de 2007, o local foi inaugurado em 18 de abril de 2008 com a realização de uma prova de marcha atlética, que teve a sua chegada no Ninho do Pássaro. Dois dias depois, foi a vez de o local ver o término de uma maratona. A obra durou aproximadamente três anos e meio.

O projeto do estádio foi escolhido em um concurso feito pela prefeitura de Pequim e pelos organizadores dos Jogos com arquitetos do mundo todo. O grupo formado pela escritório suíço Herzog & De Meuron, pelos britânicos Arup Sport e pelos chineses China Architeture Design & Research Group saiu vencedor, por apresentar um desenho com uma "perfeita combinação de elegância e simplicidade", segundo os organizadores.

O grupo já tinha certa experiência em erguer praças esportivas. A empreiteira Arup Sports, por exemplo, foi a responsável pela construção do Allianz Arena, em Munique, estádio que foi palco da partida de abertura da Copa do Mundo de futebol de 2006, na Alemanha.

Em Pequim, o Estádio Olímpico tem um design inovador, com o formato de um ninho de pássaro. À noite, recebe uma iluminação vermelha que é refletida em um espelho d'água ao seu redor.

Durante as Olimpíadas, o Ninho de Pássaro vai receber 91 mil pessoas ao mesmo tempo. Depois dos Jogos, a capacidade do estádio, que possui até um shopping center, cairá para 80 mil pessoas.

A construção, entretanto, está envolvida em polêmica. O custo da obra estourou o orçamento, atingindo cerca de US$ 500 milhões. Além disso, ao menos seis operários morreram em acidentes no canteiro de obras.

Nenhum comentário: