quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Jogo com tema olimpico

http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Olympic-Challenge/

Mascotes da Olimpiada de 2008

Mascotes

simbolo da Olimpiada 2008

Curiosidades

As mascotes olímpicas

Inicialmente criadas para simbolizar a ligação entre o local de realização e os jogos Olímpicos, as mascotes se tornaram uma das maiores fontes de receita para as Olimpíadas. Neste ano, Pequim criou em grande estilo cinco figuras que servirão para identificar visualmente o evento. Os "Fuwa", como foram chamados, ganharam até vídeo oficial de apresentação e desenho animado num mega esquema promocional jamais visto antes para os bichinhos olímpicos.

O juramento

Os gregos faziam uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Atualmente, os atletas prometem, no juramento, honra, boa vontade e esportividade. Com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas, em 1920 a expressão "honrar o nosso país" foi trocada por "honrar a nossa equipe".

Modalidades olímpicas

Existem centenas de esportes, e nem todos podem ser considerados como modalidades olímpicas, pelo que se encontrou um termo que permite selecionar os que terão lugar nos Jogos Olímpicos. Atualmente, para um esporte ser considerado Olímpico tem que ser praticado por homens em pelo menos 75 países e em quatro continentes, e por mulheres em pelo menos 40 países e em três continentes.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 foram disputadas 29 modalidades olímpicas: andebol ou handebol, atletismo, badminton, beisebol, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hóquei em campo, judô, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, Remo, softbol, tiro, tiro com arco, taekwondo, ténis, ténis de mesa, triatlo, vela, voleibol e lutas (greco-romana e livre).

Por sua vez, muitos dos esportes olímpicos subdividem-se em duas ou mais disciplinas, existindo ainda competições separadas para homens e mulheres.

Símbolos olímpicos

A bandeira

A bandeira olímpica é branca com cinco anéis entrelaçados. Foi idealizada por Barão de Coubertin, em 1913. A primeira bandeira, de 3m x 2m, foi costurada na loja Bon Marché, em Paris e fez a sua aparição oficial no ano seguinte. Mas só seria hasteada num estádio nos Jogos de 1920.

Os anéis representam os continentes (azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; e vermelho, América). Com as cinco cores podem ser compostas grande parte das bandeiras do mundo. Ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos.

A bandeira traz também o lema olímpico "Citius, altius, fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte), idealizado por um monge francês chamado Didon, amigo do Barão de Coubertin, em 1890.

A chama olímpica

A chama olímpica é outro dos símbolos dos Jogos Olímpicos e é um símbolo que segundo a lenda Prometeu teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais.

Quadro de melalhas atualizado

Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008
Total de medalhas olímpicas atualizado em 21/08 - 07:40 (horário de Brasília)
C País O P B T
1 China China 46 15 22 83
2 Estados Unidos Estados Unidos 29 34 42 95
3 Reino Unido Grã-Bretanha 17 12 11 40
33 Brasil Brasil 1 2 5 8
O qudro de medalhas dos outros paises estão no link:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Quadro_de_Medalhas/0,,15899,00.html

Principais Ginasios


Bolhas de sabão

O Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Pequim é uma das mais bonitas sedes da competição. Inaugurado em janeiro de 2008 depois de quatro anos de construção, é chamado de Cubo D'Água pelo seu formato e pela sua iluminação azul. Por fora, tem a aparência de diversas bolhas de sabão agrupadas.

Para chegar ao efeito desejado, entretanto, as empresas responsáveis pela construção precisaram criar novas técnicas que aliaram as estruturas de aço às membranas de revestimento que dão as cores ao local. Assim, fizeram a maior obra do mundo utilizando o ETFE (etileno tetrafluoretileno, um tipo de plástico super-resistente e de grande transparência).

O ETFE já havia sido utilizado em uma outra praça esportiva: o estádio Allianz Arena, em Munique, sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2006. Ele permite que o estádio mude de cor: vermelho, para os jogos do Bayern, azul, para os do Munique 1860, e branco, para as partidas da seleção alemã.

Em Pequim, a obra, toda foi feita com dinheiro de doações, ocupa cerca de 80 mil metros quadrados e fica no principal complexo dos Jogos. Durante a Olimpíada, o Cubo D'Água terá capacidade para 17 mil pessoas. A sede tem 6 mil lugares fixos e outros 11 mil temporários.

Antes mesmo da utilização nos Jogos, os responsáveis pela construção do ginásio já foram premiados. Em 2006, o Cubo D'Água foi eleito pela revista norte-americana Popular Science como uma das 100 melhores obras de ciência e tecnologia do mundo.



Pequim cria um ninho de pássaro

O Estádio Olímpico, mais conhecido como Ninho de Pássaro, é a principal sede da Olimpíada de Pequim. O local será o palco das cerimônias de abertura e encerramento da competição, além de receber provas de atletismo e jogos de futebol.

Com previsão inicial para ser entregue em dezembro de 2007, o local foi inaugurado em 18 de abril de 2008 com a realização de uma prova de marcha atlética, que teve a sua chegada no Ninho do Pássaro. Dois dias depois, foi a vez de o local ver o término de uma maratona. A obra durou aproximadamente três anos e meio.

O projeto do estádio foi escolhido em um concurso feito pela prefeitura de Pequim e pelos organizadores dos Jogos com arquitetos do mundo todo. O grupo formado pela escritório suíço Herzog & De Meuron, pelos britânicos Arup Sport e pelos chineses China Architeture Design & Research Group saiu vencedor, por apresentar um desenho com uma "perfeita combinação de elegância e simplicidade", segundo os organizadores.

O grupo já tinha certa experiência em erguer praças esportivas. A empreiteira Arup Sports, por exemplo, foi a responsável pela construção do Allianz Arena, em Munique, estádio que foi palco da partida de abertura da Copa do Mundo de futebol de 2006, na Alemanha.

Em Pequim, o Estádio Olímpico tem um design inovador, com o formato de um ninho de pássaro. À noite, recebe uma iluminação vermelha que é refletida em um espelho d'água ao seu redor.

Durante as Olimpíadas, o Ninho de Pássaro vai receber 91 mil pessoas ao mesmo tempo. Depois dos Jogos, a capacidade do estádio, que possui até um shopping center, cairá para 80 mil pessoas.

A construção, entretanto, está envolvida em polêmica. O custo da obra estourou o orçamento, atingindo cerca de US$ 500 milhões. Além disso, ao menos seis operários morreram em acidentes no canteiro de obras.

Ginasios esportivos





Paises participantes

Países participantes dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Afeganistão
África do Sul
Albânia
Alemanha
Andorra
Angola
Antígua e Barbuda
Antilhas Neerlandesas (Antilhas Holandesas)
Arábia Saudita
Argélia
Argentina
Armênia
Aruba
Austrália
Áustria
Azerbaijão
Bahamas
Bahrein
Bangladesh
Barbados
Bélgica
Belize
Benin
Bermudas
Bielo-Rússia
Bolívia
Bósnia e Herzegovina
Botswana
Brasil
Bulgária
Burkina Faso
Burundi
Butão
Cabo Verde
Camarões
Camboja
Canadá
Catar
Cazaquistão
Chade
Chile
China
Chipre
Cingapura
Colômbia
Comores
Congo
Coréia do Norte
Coréia do Sul
Costa do Marfim
Costa Rica
Croácia
Cuba
Dinamarca
Djibouti
Dominica
Egito
El Salvador
Emirados Árabes Unidos
Eritréia
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estados Federados da Micronésia
Estados Unidos
Estônia
Etiópia
Equador
Fiji
Filipinas
Finlândia
França
Gabão
Gâmbia
Gana
Geórgia
Grã-Bretanha
Granada
Grécia
Guam
Guatemala
Guiana
Guiné
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Haiti
Honduras
Hong Kong
Hungria
Iêmen
Ilhas Cayman (Ilhas Caimão)
Ilhas Cook
Ilhas Marshall
Ilhas Maurício
Ilhas Salomão
Ilhas Virgens Americanas
Ilhas Virgens Britânicas
Índia
Indonésia
Irã
Iraque
Irlanda
Islândia
Israel
Itália
Jamaica
Japão
Jordânia
Kiribati
Kuwait
Laos
Lesoto

Breve historia da China



A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.C. em diante e que demonstram ser aquele país uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua. Os estudiosos entendem que a civilização chinesa surgiu em cidades-Estado no vale do rio Amarelo. O ano 221 a.C. costuma ser referido como o momento em que a China foi unificada na forma de um grande reino ou império. As dinastias sucessivas desenvolveram sistemas de controle burocrático que permitiriam ao Imperador chinês administrar o vasto território que viria a ser conhecido como a China.

A fundação do que hoje se chama a civilização chinesa é marcada pela imposição forçada de um sistema de escrita comum, pela dinastia Qin no século III a.C., e pelo desenvolvimento de uma ideologia estatal baseada no confucionismo, no século II a.C. Politicamente, a China, ao que parece, alternou períodos de unidade e fragmentação, sendo conquistada por vezes por potências externas, algumas das quais terminaram assimiladas pela população chinesa. Influências culturais e políticas de diversas partes da Ásia, levadas por ondas sucessivas de imigrantes, fundiram-se para criar a imagem da atual cultura chinesa.

Para a história da China após a Guerra Civil Chinesa, ver História da República Popular da China e História de Taiwan.

Video da abertura das olimpiadas 2008

Beijin 2008





A China saudou o mundo para os Jogos Olímpicos Pequim 2008 na sexta-feira de 08 de agosto com o rolo de trovoada a partir de dois mil tambores e muitos fogos de artifício em toda a capital chinesa - a partir da Cidade Proibida e da Praça Tiananmen para o Nacional Stadium.
"Bird's Nest," uma lição de história da China contribuição para a civilização mundial, foi o estadio de abertura para os jogos. Os espectadores que o compraram na posse do primeiro estádio de cerca de sete milhões de bilhetes para os Jogos Pequim 2008, na qual cerca de 11000 atletas vai saltar, correr, de bicicleta, lutar, nadar, praticar vela, passeiar e fotografar a sua maneira de glória olímpica.
A Cerimônia de abertura começou com uma contagem regressiva 9,8,7,6,5,4,3,2,1 em Pequim,Em seguida, um rugido de trovão veio a partir do piso do Estádio Nacional onde bateristas linha apos linha tocaram tambores, ritimicamente.
Depois vieram os fogos de artifício.
Para começar, 29 toneladas de um enorme show pirotécnico foi fuzilado para a atmosfera entre os quatro eixos da antiga capital: a Cidade Proibida, da Praça Tiananmen, o Templo do Céu, e logo acima do Estádio Nacional. O impressionante espectáculo pirotécnico destinava-se a relembrar os telespectadores da China como legado da civilização que inventou a pólvora, primeiro a ser utilizada na China durante a Dinastia Song (960-1276 dC).
No segundo ato, as crianças representam cada um dos 56 grupos minoritários da China procedeu a estrela de cinco bandeira nacional em todo o estádio, logo apos foi cantado o hino nacional da china "O Mar dos voluntários."
A próxima seção da Cerimónia de Abertura homenagem a pagar a contribuição da China para o mundo da escrita património. Quase 900 artistas intérpretes vieram juntos para criar personagens com seus corpos.
Em um ato, os artistas intérpretes dançaram um estádio em todo o comprimento do deslocamento de papel, tinta criar uma pintura no seu caminho.Em seguida 100 homens dentro de caixas, fizeram coliografias, que escreviam letras chinezas, com a "dança da caixa".
A proxima faze teve homens iluminados que fizeram uma especie de bomba da paz, e em segida teve imagens do homem e a natureza. Logo após ocorreu a marcha dos países participantes dos jogos.
A delegação chinês foi o último a entrar no estádio. Portador pavilhão chinês Yao Ming, acompanhado por Hao Ling, um 9 anos de idade, sobrevivente do terremoto Sichuan, levou a delegação chinesa para o estádio.Cada atleta caminharam durante um papel rolando no chão do estádio, deixando as suas pegadas sobre o que então se tornou o protocolo para a Plataforma Olímpicos discursos.Liu Qi, presidente do Comitê Organizador de Pequim para os Jogos da XXIX Olimpíada (BOGOC), congratulou-se com os atletas. "Jogos Olímpicos de hospedagem um tem sido um século de sonho para o povo chinês", disse ele. Acrescentando, "A missão primordial de os Jogos Olímpicos de Pequim-se a promover os intercâmbios culturais entre os povos de todo o mundo."
COI Presidente Jacques Rogge acrescentou o seu bem-vindos, China dizendo que o mundo era luto com a China e os milhões que perderam membros da família ou foram deslocadas no trágico sismo na província da China Sichuan. "Fomos movidos pela grande coragem e solidariedade do povo chinês", disse ele. "Tal como um sonho, maio estes Jogos Olímpicos lhe trazer alegria, esperança e orgulho."
Depois da China Presidente Hu Jintao declarou formalmente a abertura dos Jogos. Oito bandeira portadores - Zhang Xielin, Pan Duo, Zheng Fengrong, Yang Yang, Yang Ling, Mu Xiangxiong, Xiong Ni e Li Lingwei então marcou o Estádio Olímpico com a bandeira, que foi levantada coo 80 crianças cantano o hino Olímpico, em grego.
logo apos começou o revesamento da chama olimpica.
O 7 portador, campeão Vôlei jogador Sun Jinfang, passaram a chama a lendária gymnast chinês Li Ning, que foi içada alto no ar a "correr" ao longo da borda do telhado. Quando ele chegou a cauldron desfraldou que teve durante a março do atleta através do estádio, uma explosão de chama acesa até o céu.
A cerimónia terminou com um magnífico show de Fogo de Artifício encenado por um total de 600 engenheiros de centenas de lugares ao redor da cidade, alguns tão distantes como a Grande Muralha da China.
Abertura ao 8 º dia do 8 º mês de 2008, os 18 dias de longo dos Jogos Olímpicos terão lugar em 37 locais diferentes, e irá atribuir um montante total de 302 medalhas olímpicas para os atletas vencedores.